Por que desenvolver um site estático

Motivação

Já há algum tempo que eu pensava em compartilhar meu conhecimento através de uma página gerenciada por mim. Depois de pesquisas bastante de como fazer isso de forma fácil, cheguei a conclusão que um site estática atenderia bem as minhas necessidades a cumpriria bem com o propósito.

Porém, logo no segundo arquivo .html vi o desafio que eu enfrentaria caso decidisse por fazer tudo do zero e sem nenhum tipo de gestor de conteúdo: a duplicação de código HTML e os possíveis erros que isso poderia trazer. Imagine só uma atualização no nome de um arquivo e o trabalho de alterar o mesmo nome em todos os arquivos HTML que ele aparecesse.

Comecei então a procurar algo que satisfizesse os seguintes requisitos:

Foi então que me deparei com o Pelican. Este framework é desenvolvido em python e muito fácil de operar. Confesso que no início dele pareceu um pouco assustador. Infelizmente há alguns problemas em relação a sua flexibilidade para construir algo mais customizado (talvez eu que não esteja sabendo operá-lo direito), mas, atendeu bem ao que eu queria.

Design

Pensei muito a respeito de qual o design eu gostaria de criar. Conheci o 1mb.club, site que mostra vários sites que utilizam até 1 MB. Um em particular me chamou atenção, que foi o do www.karl.berlin. As vezes a gente complica as coisas demais e o simples é o que resolve. O layout do site do Karkl me inspirou a a começar de algum lugar. Não sei em qual data você estará lendo este artigo mas provavelmente o design será o mesmo pois não pretendo mudar por muito tempo.

Manutenção

É algo já bem batido e não compensa muitas delongas nesse assunto. A manutenção de um site estático é extremamente simples. Desde a sua hospedagem à sua gestão através do pelican. Nada de atualização de plugins ou preocupações com falhas de seguranças de frameworks.

Leveza

Um site estático como este consome muito pouco recurso de hardware e de internet. É possível acessá-lo de qualquer dispositvo com uma conexão ruim.